Ação integrada do selo UNICEF

Publicado em 29 de abril de 2024 por Comunicação Prefeitura Municipal de Carnaúba dos Dantas

NUCA na Rota da CIDADANIA visitou Sítio Arqueológico Xique-Xique, em Carnaúba dos Dantas – RN…

O NUCA do município de Carnaúba dos Dantas está na reta final das atividades obrigatórias do Selo UNICEF, edição 2021-2024.

Na manhã deste sábado, dia 27 de Abril, os adolescentes protagonistas de São José do Seridó juntaram-se ao grupo de Carnaúba dos Dantas e os dois NUCAs realizaram a atividade: Racismo, Ancestralidade e Cultura Indígena na Região do Seridó Potiguar.

Guiados pelo professor José Evangelista, os adolescentes atravessaram a caatinga da zona rural do município até a Serra onde fica localizado o Sítio Arqueológico Xique-Xique 1, patrimônio histórico tombado pelo @iphangovbr .

Além de muita discussão a respeito da presença indígena na nossa região no passado, os adolescentes puderam ver de perto as pinturas rupestres deixadas pelos antepassados que habitaram a localidade.

“É importante destacar que o racismo começou contra os povos indígenas que foram dilacerados fisicamente, culturalmente e da memória do povo seridoense, e o sítio Arqueológico Xique-Xique é um dos poucos registros da presença dos nossos ancestrais na nossa região.” Destacou Melquides Medeiros, mobilizador do NUCA.

A mobilizadora do NUCA de Carnaúba dos Dantas @veralucia.bezerra47 destacou a importância de se discutir o racismo e de se valorizar o que temos mais perto de nós, os registros deixados pelos nossos antepassados.

Juntos os dois NUCAs já tem um histórico de parceria em atividades desde 2022 e caminham para conquistar o Selo UNICEF 2021-2024, mas destacam a importância da união, interação e convivência entre os adolescentes como a maior marca desta parceria.

A atividade aconteceu graças ao empenho da @prefeituradesaojosedoserido e da @prefeituradecarnauba através das Secretarias municipais envolvidas no planejamento da atividade.